quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Azul da cor do passarinho do Twitter
De acordo com a Wikipédia, o Twitter é uma rede social e serviço de micro-blogging que permite aos seus usuários enviar e receber atualizações. Com o tamanho máximo de 140 caracteres, as atualizações são conhecidas como twetts. Para participar é necessário se cadastrar e fazer amigos. Para que haja interação, os twiteiros seguem e são seguidos.
O twitter tem sido uma ferramenta largamente utilizada no cenário político mundial. Foi fundamental na eleição de Barack Obama, em 2008. No ano passado, no Irã, atraves dele, ocorreram manifestações contra a reeleição de Mahmud Ahmadnejad, com denúncias de fraude eleitoral. A repercussão foi tanta que o micro-blogging foi bloqueado diversas vezes no país.
Com esta ferramenta da web, a internet ganhou espaço nas estratégias de comunicação dos políticos brasileiros. Hoje, diversos detentores de mandato eletivos mantem um perfil no twitter. Outros a estão utilizando para conquistar eleitores e tentar garantir o seu. Candidatos a todos os cargos e dos mais variados partidos estão nesta rede social.
Os três pré-candidatos à Presidência no país, que lideram as intenções de voto, Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), utilizam a ferramenta. Os perfis são, respectivamente, @DilmaBR, @JoseSerra_ e @Silva_Marina.
Em nosso estado não é diferente. Nossos candidatos ao executivo estadual interagem com os eleitores atraves desta rede social. Fernando Collor (PTB), Teotonio Vilela (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT) podem ser seguidos em Collor_14, teotonio45 e _RonaldoLessa. Assim como muitos dos candidatos ao Congresso Nacional e a Assembléia Legislativa. Todos inebriados com o canto sedutor e as ágeis asas do passarinho azul.
Além das agendas de compromissos, como caminhadas, carreatas, palestras e comícios, o twiter está servindo como espaço de discussão de propostas e estreitamento de relações entre candidato e eleitor. Isso exige um cuidado maior com o conteúdo e constante atualização, dado o nível de exigência do público usuário.
A internet é um espaço onde o conceito de igualdade é bem nítido. A estratificação social de perde nas ramificações da rede. Cada um é o que é. Ou o que diz ser. Eu me cadastrei no twitter e fiz o meu perfil do mesmo jeito que você fez o seu (você já fez o seu? tá esperando o que? http://twitter.com/). O mesmo espaço que temos é o oferecido à Dilma ou a qualquer outra personalidade.
Lá somos iguais. Quer dizer, depende da velocidade da conexão...
Adriana Cirqueira
Assinar:
Postagens (Atom)