terça-feira, 14 de julho de 2009

A Importância da leitura

A leitura é um hábito que pode ser adquirido. É um prazer conquistado com a prática. Ler não é apenas decifrar as palavras, é compreender o sentido das coisas e dar significado à realidade a partir do entendimento individual. A pessoa que lê, e entende o que lê, se torna uma pessoa melhor em vários aspectos. Um verdadeiro cidadão. Uma boa leitura abre caminhos para uma boa escrita, com a ampliação do repertório de palavras e idéias. Também aumenta a capacidade de concentração, a criatividade e a empatia.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua portuguesa enfatizam que :

A Leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a língua, características do gênero, do portador, do sistema de escrita, entre outros (BRASIL, 2001, v 2 p 53 )

Ler implica compreender: quanto mais uma pessoa lê, mais fácil será a próxima leitura. Existem estratégias de ensino e compreensão da leitura que precisam ser utilizadas no processo e, como ninguém nasce sabendo, pode e deve ser ensinado. Segundo Izabel Sole, em sua obra Estratégias de Leitura, alguns questionamentos devem ser feitos antes, durante e depois da leitura:

O que tenho de ler? Por que (e para) que tenho que lê-lo? Que sei sobre o conteúdo do texto? Que sei de conteúdos afins que possam ser úteis para mim? Que outras coisas sei que possam me ajudar: sobre o autor o gênero, o tipo de texto? Qual é a informação essencial proporcionada pelo texto e necessária para conseguir o meu objetivo de leitura? Que informações posso considerar pouco relevantes por sua redundância, se detalhe, por serem pouco pertinentes para o propósito que persigo? Esse texto tem sentido? As idéias expressadas têm coerência? Entende-se o que quer exprimir? Que dificuldades apresentam? Qual a idéia fundamental que extraio do capítulo/parágrafo? Posso reconstruir as idéias contidas nos principais pontos? Qual poderia ser final desse romance? O que sugeriria para resolver o problema exposto? Qual o significado desta palavra desconhecida? Que poderia acontecer com esse personagem ( Sole 1998 p 75-76)

Qualquer pessoa pode aprender a ler desta forma. Uma criança, dentro de suas limitações pode compreender um texto. Quando lemos, nos projetamos para dentro e para além do texto. A imaginação da criança é muito fértil e amplia essa projeção. Conforme ela vai crescendo, essa capacidade amadurece com ela. Podemos aprender em qualquer idade, mas esta capacidade de projeção será muito mais forte em que começa a ler (de maneira adequada) desde pequeno.
Marque uma visita e poderemos escolher os livros e traçar a melhor estratégia para o perfil do seu filho.

(escrevi pra ver se começo o meu projeto para iniciar crianças e adolescentes no mundo da leitura)

2 comentários:

Vívian disse...

Parabéns pela bela iniciativa de levar às crianças o hábito da leitura. Boa Sorte!

Judite disse...

Parabéns, vindo de vc só pode ser muito bom. Boa sorte!

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira

Ocorreu um erro neste gadget