Areia
No último sábado, levei uma prima paulistana, que estava em férias, para caminhar na praia. Queria mostrar as belezas de nossa orla marítima: a areia, o mar azul, as piscinas de coral com seus peixes, estrelas e ouriços, e outras maravilhas do nosso litoral.
Há muito eu não fazia esta caminhada. Anos mesmo. Eu não estava preparada para a visão nefasta que me esperava. Lixo, muito lixo. Tinha de tudo: sacos plásticos, copos descartáveis, garrafas, pacotes de biscoito, aparelho de barbear, sandália, latas e vários outros dejetos.
Na Ponta Verde encontrei um homem com um ancinho limpando a areia. Ele arrastava lixo e sargaço e depois os separava em pilhas diferentes. Aproximei-me para conversar com aquela boa alma. Mas não era um ato desinteressado – apenas pelo cuidado da natureza, do bem comum. Ele estava zelando pelo seu pedaço de praia. É dali que tira seu sustento. Trabalha com um carrinho, onde aluga cadeiras e vende água, refrigerante e água de côco. Todos os dias, ao iniciar as atividades, ele limpa os detritos espalhados pela areia. “Se não limpar, os turistas não ficam. Eu varro tudo e separo o lixo pra recolher. O sargaço a gente não pode tirar”, relatou Marcos, que ocupa aquele trecho da praia há um ano.
Depois dele, vimos vários outros ambulantes limpando o "seu" pedaço. Mas como nem todos faziam o serviço, havia mais faixas sujas que limpas. Caminhamos do Posto Sete até a feirinha da Pajuçara. Depois do Alagoinha a limpeza até que estava boa.
Segundo Marcos Rodrigues, assessor de comunicação de comunicação da Superintendência de Limpeza Urbana – Slum, os contêineres da orla são limpos todos os dias e em dois horários e a areia também e limpa, mas sem a retirada do sargaço.
Mar
De acordo com a Revista Mundo Estranho - Edição 108 - Fevereiro/2011, no ano passado, em Alagoas, dois trechos estavam impróprios em 100% das avaliações do ano passado. A praia de Maragogi, em frente à foz do rio Persinunga, e praia da Jatiúca, em frente ao Hotel Jatiúca.
Antes de mergulhar, verifique a balneabilidade da praia escolhida. Faça uma visita á página do IMA e assuma os riscos...
E para conferir a tábua de mares do mês de fevereiro, clique no link abaixo.
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/30725Fev2011.htm
@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&
Se ficou curioso sobre a matéria da revista Mundo Estranho, vá ler o resto em
Um comentário:
INFELIZMENTE NOSSAS PRAIAS, TÃO BELAS, ESTÃO ASSIM MALTRADAS. NEM O PODER PÚBLICO NEM A POPULAÇÃO FAZEM DIREITO A SUA PARTE.
Postar um comentário