sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quem cuida da sua praia?



Areia


No último sábado, levei uma prima paulistana, que estava em férias, para caminhar na praia. Queria mostrar as belezas de nossa orla marítima: a areia, o mar azul, as piscinas de coral com seus peixes, estrelas e ouriços, e outras maravilhas do nosso litoral.

Há muito eu não fazia esta caminhada. Anos mesmo. Eu não estava preparada para a visão nefasta que me esperava. Lixo, muito lixo. Tinha de tudo: sacos plásticos, copos descartáveis, garrafas, pacotes de biscoito, aparelho de barbear, sandália, latas e vários outros dejetos.





 Na Ponta Verde encontrei um homem com um ancinho limpando a areia. Ele arrastava lixo e sargaço e depois os separava em pilhas diferentes. Aproximei-me para conversar com aquela boa alma. Mas não era um ato desinteressado – apenas pelo cuidado da natureza, do bem comum. Ele estava zelando pelo seu pedaço de praia. É dali que tira seu sustento. Trabalha com um carrinho, onde aluga cadeiras e vende água, refrigerante e água de côco. Todos os dias, ao iniciar as atividades, ele limpa os detritos espalhados pela areia. “Se não limpar, os turistas não ficam. Eu varro tudo e separo o lixo pra recolher. O sargaço a gente não pode tirar”, relatou Marcos, que ocupa aquele trecho da praia há um ano.

Depois dele, vimos vários outros ambulantes limpando o "seu" pedaço. Mas como nem todos faziam o serviço, havia mais faixas sujas que limpas. Caminhamos do Posto Sete até a feirinha da Pajuçara. Depois do Alagoinha a limpeza até que estava boa.

Segundo Marcos Rodrigues, assessor de comunicação de comunicação da Superintendência de Limpeza Urbana – Slum, os contêineres da orla são limpos todos os dias e em dois horários e a areia também e limpa, mas sem a retirada do sargaço.


Mar

De acordo com a Revista Mundo Estranho - Edição 108 - Fevereiro/2011, no ano passado, em Alagoas, dois trechos estavam impróprios em 100% das avaliações do ano passado. A  praia de Maragogi, em frente à foz do rio Persinunga, e praia da Jatiúca, em frente ao Hotel Jatiúca.

Antes de mergulhar, verifique a balneabilidade da praia escolhida. Faça uma visita á página do IMA e assuma os riscos...


E para conferir a tábua de mares do mês de fevereiro, clique no link abaixo. 


http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/30725Fev2011.htm


@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&*@#$%&


Se ficou curioso sobre a matéria da revista Mundo Estranho, vá ler o resto em



Um comentário:

Anônimo disse...

INFELIZMENTE NOSSAS PRAIAS, TÃO BELAS, ESTÃO ASSIM MALTRADAS. NEM O PODER PÚBLICO NEM A POPULAÇÃO FAZEM DIREITO A SUA PARTE.

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira