quinta-feira, 24 de março de 2011

COLUNA CEJAC de 24/03/2011


Comissão de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) realiza, na quarta-feira (30), no Espaço Cultural dos Bancários, um happy hour com início às 19h, para marcar o lançamento da Comissão de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero. A atividade encerra a Agenda Mulher 2011, programação conjunta de entidades sindicais e dos movimentos sociais em comemoração ao Dia da Mulher (8 de Março). Durante o evento, que terá a participação da jornalista e cantora Gal Monteiro, haverá ainda homenagem a mulheres jornalistas. A Comissão de Mulheres da Fenaj tem como meta a montagem de uma rede e um grupo de discussão sobre o tema para as mulheres jornalistas; produzir estudos, pesquisas e orientações para a cobertura jornalística, além de ampliar o debate sobre a garantia e o aumento dos direitos das mulheres nos acordos e convenções coletivas.


Uma brasileira na FIJ

Neste mês dedicado internacionalmente à mulher, temos uma importante notícia: a jornalista brasileira Elisabeth Costa foi nomeada para o cargo de secretária-geral, da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ)conforme comunicado divulgado pela organização no dia 21. Pela primeira vez a organização será comandada por um profissional de fora da Europa e do sexo feminino. Acostumada às lutas da classe, Elisabeth já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e comandou a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Foi também editora de Internacional do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. A FIJ representa mais de 600.000 membros de 125 países e trabalha para defender a liberdade de imprensa internacional, por meio de sindicatos de jornalistas ao redor do globo.

Prêmio de Jornalismo Ambiental

Foi lançado na última terça-feira (22) o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, com o tema "Água para as cidades: respondendo ao desafio humano". O evento aconteceu durante um café da manhã no Cinturão Verde da Braskem. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes – AL), conta também com o patrocínio da Braskem e apoio do Sindicato dos jornalistas de Alagoas (Sindjornal). Este ano, a premiação tem uma novidade: a inclusão da categoria webjornalismo. Na ocasião, foi comemorado também o Dia Mundial da Água em Maceió.

A Hora do Planeta
É esse sábado, dia 26 de março das 20h30 às 21h30, a Hora do Planeta (Earth Hour, em inglês) - a maior mobilização mundial contra o aquecimento global. O evento é uma iniciativa da WWF (Fundo Mundial da Natureza).Este ano a Hora do Planeta quer durar mais de 60 minutos. Os organizadores pedem que “estiquemos” o tempo que destinamos à conservação de nosso planeta. O desafio é levarmos o espírito do movimento para nosso cotidiano. A plataforma 60+, como está sendo chamada, parte do principio de que podemos viver mais com menos. O lema é redução, reutilização e reciclagem.

Workshop nos EUA

Jornalistas da América Latina e do Caribe que cobrem questões ambientais, ciência e tecnologia têm até amanhã (25) para solicitar a bolsa Ealy e participar do 8 º Workshop Jack F. Ealy de jornalismo científico.A oficina, realizada em espanhol, é organizado pelo Instituto das Américas e será realizada em San Diego, EUA, entre 30 de Maio e 3 Junho. O evento oferece treinamento intensivo sobre a cobertura de mudança climática, biodiversidade, política ambiental, tecnologia e saúde.A bolsa cobre a passagem aérea, traslados, alojamento e alimentação, além de excursões e eventos culturais. Para obter mais informações, consulte a convocação do Instituto das Américas em http://iamericas.org/workshops/beca-ealy

Curso online: Twitter

Aprenda a utilizar uma das mais populares ferramentas para da atualidade, destacando características que se tornam úteis para a propagação de conteúdo e a participação da audiência. O curso online mescla conceitos e cases de modo a tornar os alunos capazes de aproveitar o melhor esta plataforma. Oferecido pela Escola de Comunicação ao custo de 90 reais, o curso será dia 28, das 19h30min às 22h30min. Maiores informações e inscrições podem ser encontradas no endereço eletrônico: http://www.escoladecomunicacao.com.br

Mostra de Teatro

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, começa amanhã a I Mostra de Teatro de Viçosa, no palco da praça Apolinário Rebelo, em Viçosa. De 25 a 27 de abril, 70 profissionais do teatro circularão pela cidade. Além dos espetáculos, tem oficinas e palestras, tudo organizado pela Prefeitura de Viçosa. A programação completa está no www.vicosa.al.gov.br .


Curso de História da África

O Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, promove no dia 25/03, um curso de Extensão sobre Capacitação em História da África e Cultura Afro-Brasileira com carga horária de 60 horas. O curso tem o apoio dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros do Instituto Federal de Alagoas e da Universidade Federal de Alagoas e é aberto ao público.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Coordenadoria de Ciências Humanas e na Diretoria de Ensino do Campus Maceió. Mais informações pelos telefones: 8114-8274/8836-3832 e 9932-4737.


II Fórum Digital – Etapa Recife

Realizado pela primeira vez em Maceió, o Fórum de Marketing Digital do Nordeste segue agora rumo à sua 2ª edição na cidade de Recife (PE). O evento será realizado no dia 24 de março e traz para debater o tema profissionais influentes do mercado. Entre os assuntos que serão debatidos estão o mercado on-line; os números do marketing digital; tendências e networking: conhecer e conversar com profissionais que trabalham na área. Inscrições e mais informações no http://digitalks.com.br/forumrecife/.




Nenhum comentário:

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira