quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coluna Cejac de 07 de abril de 2011


Bancada federal de Alagoas reafirma apoio ao diploma de jornalista

Para reafirmar o apoio às PECs 386/09 e 33/09, da Câmara e do Senado, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, membros da bancada federal de Alagoas se reuniram com jornalistas na última segunda-feira (04) no Hotel Ponta Verde. O encontro aconteceu durante café da manhã com a imprensa, organizado pelo Sindjornal. O café da manhã com a bancada federal de Alagoas também teve a participação de deputados estaduais, que aprovaram no final de 2010 um projeto de lei exigindo diploma para a contratação de jornalistas no Estado. Diversos parlamentares, inclusive da bancada governista, prometeram derrubar o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) à matéria, como aconteceu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos estão organizando mobilizações semelhantes em outros estados e na capital federal. Manifestações foram programadas em Brasília para hoje, Dia do Jornalista, quando será relançada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista.
 
MBA Gestão em Marketing Político

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação MBA em Marketing Político. O objetivo é preparar os participantes para planejar e implantar campanhas, assessorar candidatos, conhecer a legislação eleitoral, avaliar dados de pesquisa, estabelecer mediações com plateias e veículos de comunicação, entre outros. A iniciativa é voltada para profissionais graduados em Comunicação Social, candidatos, políticos, profissionais que já atuam com assessoria, coordenação, lideranças políticas e demais profissionais com interesse em desenvolver-se nessa área. As aulas começam no dia 06 de maio. Informações pelos telefones (82) 9103-5357 / (82) 3214-7700 ou ainda no e-mail: alessandra.pervaiz@fat-al.edu.br e no site www.fat-al.edu.br.


Café & Cultura Musical

Amanhã, 08, tem início o Projeto Café & Cultura Musical. O objetivo é divulgar artistas locais, dentro de uma proposta que valoriza a música popular brasileira e a música instrumental. Para a abertura do projeto foi convidada a cantora Pauline Alencar, que apresentará seu repertório repleto do que há de melhor na MPB. O ponto de encontro é na Rua: Hélio Pradines, 1174 – Ponta Verde, a entrada é gratuita. Informações no (82) 3327-5514 / 9944-9334. As informações são do Assessor de Comunicação Keyler Simões.


Curso de Jornalismo Cultural

Inserido na programação da Caravana Rumos Itaú Cultural, o Curso de Reportagem em Jornalismo Cultural junta elementos que compõem a estrutura de uma reportagem do gênero culturas. Marcado para o dia 11 de abril, 18h às 21h30, no auditório da Sociedade Semear (parceira do evento), em Aracajú, o curso abordará assuntos sobre as características do personagem para o jornalismo, além de transmitir técnicas para contar histórias reais com o devido cuidado para não cair nos clichês e nas simplificações. O evento é gratuito e são oferecidas 50 vagas. Maiores informações pelo telefone (79) 3214-5800.

 

Colóquio Internacional 1

Estudiosos apontam alterações profundas na prática jornalística dos últimos 20 anos. Novos valores-notícia, aceleração do tempo de produção, circulação e consumo da informação e precarização das relações de trabalho estão entre essas mudanças. Para discutir esse novo cenário, a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) realiza, entre 25 e 28 de abril, o Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (Mejor).
 
Colóquio Internacional 2

A programação inclui ainda conferências sobre pesquisa, formação e atuação profissional dos jornalistas em tempos de transformações. Já confirmaram presença os conferencistas: Carlos Eduardo Franciscato (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), Christa Berger (Universidade do Vale dos Sinos), Claudia Mellado (Universidad de Santiago, Chile), Cremilda Medina (Universidade de São Paulo), Denis Ruellan (Université de Rennes 1, França), José Marques de Melo (Universidade Metodista de São Paulo) e Rosa Magalhães (Departamento de Desenvolvimento de Novas Mídias da Central Globo de Jornalismo). Valores das inscrições e outras informações no Informações: www.mejor.com.br ou contato@mejor.com.br.



















Nenhum comentário:

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira