sexta-feira, 3 de junho de 2011

Assessoria&Comunicação

COLUNA CEJAC
Quinta-feira 02/06/2011
Dia da Imprensa
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e diversos sindicatos de jornalistas no país aproveitaram o Dia da Imprensa (01) para intensificar a mobilização em defesa da PEC 033/2009, que resgata a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Com o objetivo de pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a colocar a matéria em votação, conforme pedido de urgência apresentado pelas lideranças partidárias, uma caravana de dirigentes da Fenaj e dos sindicatos - entre elas Valdice Gomes, presidente do Sindjornal – passou a tarde no Senado. O sindicato também atuou para fazer do 1º de junho um dia de mobilização em defesa do diploma. Os jornais Gazeta de Alagoas e Tribuna Independente circularam com um anúncio sobre a campanha e a TV Pajuçara veiculou inserção de 15 segundos. Além disso, o Sindjornal está participando do Pajuçara Management 2011, que durante sua programação está exibindo um teaser sobre a campanha do diploma, seguido de convite para que os presentes assinem a petição pública (abaixo-assinado online) endereçado ao Senado e à Câmara dos Deputados. Nessa parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação, o sindicato montou um stand, no qual as pessoas poderão assinar a petição através de um notebook.
Jornalismo Ambiental
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas continua inscrevendo os interessados em participar da oficina de jornalismo ambiental, realizada em  parceria com a Braskem e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/AL). O evento, destinado a profissionais e estudantes de jornalismo, terá início às 9 horas de sábado (04), no auditório do cinturão verde da Braskem. A oficina antecede a festa de premiação da 12ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcada para a noite do mesmo dia, na casa de eventos Armazém Uzina. Cerca de 70 jornalistas e sete estudantes concorrem este ano ao Prêmio. Os vencedores receberão troféus e R$ 41 mil em dinheiro, dividido para as categorias Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Telejornalismo, Reportagem cinematográfica, Webjornalismo e Estudante. Os interessados em participar da oficina na manhã do sábado podem se inscrever através de telefone (3326-9168). Após palestra com jornalistas e técnicos ambientais de Alagoas e outros estados, serão sorteadas duas passagens ao Rio de Janeiro, para que os contemplados possam participar do 4º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, marcado para outubro.
Reajuste salarial
O Sindicato dos Jornalistas conseguiu sentença favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinando a reposição de 21,46% nos salários dos jornalistas da Imprensa Oficial. O índice corresponde à inflação de quatro anos (2007 a 2010), quando a Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (Carph) negou-se a assinar Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindjornal. Além de saírem vitoriosos nos quatro dissídios coletivos acima, o sindicato e os jornalistas da Imprensa Graciliano Ramos (antiga Sergasa) estão em via de conquistar a reposição salarial de 2011. Em audiência realizada na última sexta-feira, o TRT alertou os prepostos da Carph que a empresa perderá também esse dissídio. O Sindjornal propôs à Companhia que repasse aos jornalistas o mesmo reajuste concedido aos servidores estaduais (5,9%), o que foi considerado razoável pela presidente do Tribunal. A Carph dará uma resposta amanhã (03). Se não aceitar, o dissídio 2011 também será julgado.
Atendimento em Assessoria
A Escola de Comunicação Comunique-se realiza, no próximo sábado, dia 04, o curso de “Estratégias de Atendimento em Assessoria de Imprensa”. As aulas acontecem em São Paulo, no Aceesp, que fica na Avenida Paulista, 807 / 9° andar - cj 904 - Cerqueira César. Quem puder investir ou estiver passando pela cidade vale se programar. O curso ensina como estruturar, elaborar e aplicar os procedimentos principais para o trabalho de Assessoria de Imprensa, desde o desenvolvimento de diagnósticos até estratégias de prevenção e gerenciamento de crise. Informações pelo número (11) 3897-0860 ou ainda no e-mail: cursos@comunique-se.com.br.
Mídia e Música
O livro digital “Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet” está disponível para download gratuito no hotsite www.dezanosamil.com.br em versões para tablets (e-pub), leitores (kindles) e PDF, para quem preferir o formato tradicional. Os artigos são frutos de uma rede de pesquisa que está consolidando e aborda os fenômenos musicais a partir da comunicação. A preocupação central dos estudos é pensar articulações entre novas formas de consumo da música, mercado, formação de públicos e políticas de incentivo à produção cultural. Os autores do livro acreditam que conhecimento se produz em rede e de modo colaborativo.
Exposição Multiplasticidade 2
A Exposição Multiplasticidade 2, cujo tema este ano é "Viagem ao mundo da arte alagoana”, acontece no Memorial à República, até 30 de junho. Durante a abertura oficial será dia 26 de junho, às 19hs, será lançada a Associação dos Artistas Visuais de Alagoas (AAVA). O horário de visitação da exposição será das 8h ás 17h, de terça à domingo. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone: 8879 4460.
Música Ltda
O Negócio da Música para Empreendedores é destinado a cantores, músicos, compositores, produtores e técnicos. Os objetivos são desenvolver conhecimentos e técnicas que possibilitem ao participante elaborar o próprio plano de negócio. O conteúdo será repassado pelo instrutor Leonardo S. Salazar, que é jornalista e produtor musical. A carga horária será de 20 h/aula. Fique atento aos dias e horários: de 06 a 08 de junho, das 14h ás 22h (dois primeiros dias) e no último, das 14h às 18h. O ponto de encontro é na Sala de Treinamento do Sebrae-Al. Para se inscrever basta enviar e-mail para cultura@al.sebrae.com.br com os seguintes dados: Nome completo, Endereço completo, CPF, Fone e e-mail. Informações: 4009-1653. Vagas Limitadas.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira