terça-feira, 29 de março de 2011

Jornalistas Alagoanas

Amanhã (30), às 19 horas, no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) realizará um happy hour para marcar o lançamento da Comissão de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero. A atividade encerra a Agenda Mulher 2011, programação conjunta de entidades sindicais e dos movimentos sociais em comemoração ao Dia da Mulher (8 de Março). Durante o evento, haverá homenagem a três mulheres jornalistas: Cristina Brito, Goretti Lima e Graça Carvalho e serão entrevistadas duas mulheres de destaque: D. Eliene, líder comunitária e Ana Claudia Laurindo, cientista política. O encontro será animado pela jornalista e cantora Gal Monteiro.


O objetivo da nova comissão do Sindjornal é lutar pela construção de políticas públicas nas áreas da comunicação e direitos humanos. A Comissão de Mulheres foi criada pela Fenaj após o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, no ano passado em Porto Alegre, e tem como meta a montagem de uma rede e um grupo de discussão sobre o tema para as mulheres jornalistas; produzir estudos, pesquisas e orientações para a cobertura jornalística, além de ampliar o debate sobre a garantia e o aumento dos direitos das mulheres nos acordos e convenções coletivas.

Ainda no congresso de Porto Alegre, a Fenaj assinou convênio com a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas seis agências, por meio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, que prevê a realização de um mini-curso sobre o tema, no mês de maio, em parceria com sindicatos de jornalistas de oito estados, incluindo Alagoas. O curso será gratuito.

Um comentário:

Cadu Epifânio disse...

Excelente iniciativa! A categoria está de parabéns....

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira