segunda-feira, 14 de março de 2011

SHALOM!!!



Domingo foi um dia bem diferente para mim. Fui convidada por uma colega a participar de uma reunião de um grupo católico. Eu já tinha participado uma vez de um encontro de oração lá. Como há algum tempo vinha sentindo falta de um contato maior com a igreja acordei cedo e fui. Deixei o Henrique em casa, cuidando da Alice. Ele não tem nenhuma inclinação religiosa, preferiu dormir mais um pouco.

A denominação é Comunidade Católica Shalom. Trata-se de uma comunidade com reconhecimento pontifício como Associação Privada Internacional de Fiéis, nascida da Renovação Carismática. Os membros se consagram e tem como objetivo a evangelização e o anuúcio da Paz vinda do Cristo.

O encontro de domingo foi um Encontro Vocacional Aberto. Uma palestra de apresentação e convite para o conhecimento da vontade de Deus na vida de cada um. Para a possibilidade de ser um vocacionado. A vocação Shalom pode ser vivenciada de duas formas que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança.

Conforme é explicado no site da comunidade, "Dentro da mesma e única vocação Shalom e segundo o seu carisma, encontramos o chamado do Senhor para irmãos viverem o seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Evangelho em meio às atividades profissionais e familiares do século presente, colocando porém, esta vocação como a grande prioridade de suas vidas e direcionando suas atividades profissionais segundo a vocação Shalom (...) A esta dimensão de nossa vocação chamamos Comunidade de Aliança". Já a "Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom, é a forma plena de responder a este chamado. Na Comunidade de Vida somos chamados, por amor a Jesus Cristo e ao seu Reino, a uma renúncia total aos nossos projetos humanos, planos pessoais e expectativas de futuro no mundo, devendo estar dispostas a renunciar a tudo, a perder até a própria vida”.

Também existe o sacerdócio Shalom. O seminário fica em Fortaleza, onde a comunidade nasceu em 1982, com um grupo de jovens, fé, amor, perseverança e um restaurante (é uma longa história, o histórico também pode ser encontrado no site da Shalom).

A vida na comunidade pode ser no sacerdócio e nas alianças: celibato, casamento ou castidade. Isso após passar por todas as fases da formação: vocacionado, postulante, noviciado e, por fim, consagração. E para os sacerdotes, o seminário, é claro. Exitem também os leigos, pessoas que fazem formações e trabalham na obra, mas não são consagrados.

Durante a reunião se fala diversas vezes sobre o carisma da comunidade. O Carisma da Comunidade Shalom é a Paz. A paz encontrada na conversão a Jesus, na reconciliação com Deus, na experiência pessoal de cada um durante esse processo de busca.

Fiquei especialmente satisfeita com a presença do Henrique a da Alice na celebração da Missa. Pena que eles chegaram no meio do sermão. Mas que sermão! A Comunidade Shalom de Maceió não tem um sacerdote, as missas são realizadas por padres convidados. O Padre Sidarta (!) foi do Jardim do Eden à Ressureição em 15 minutos. Muito bem preparado. Felizes os paroquianos da São Judas, no Barro Duro, que contam com este competente e inspirado sacerdote.

Não sei quase nada sobre a comunidade, mas a sensação de estar com eles foi muito boa. Foi um domingo realmente gratificante. Um Dia do Senhor.

SHALOM!!!
# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

Para saber mais sobre a Shalom, visite o site:

http://www.comshalom.org/po/index.php


6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Agradeço a Deus pelo dom da sua vida, tão preciosa! Você foi a primeira pessoa que evangelizei no ônibus e foi para Comunidade,rsrs,OBRIGADA MEU DEUS! Deixe Deus entra na sua vida, na sua casa e na sua família, Ele vai realizar ObraS NovaS, espere e verás.
Eterna Felicidade És Tu Senhor da vida.
SHALOM DO PAI!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Somos uma Comunidade Católica reconhecida pela Igreja como Associação Intenacional Privada de Fiéis visando um futuro enquadramento canônico, no que hoje a Igreja chama "Comunidades Novas".
Servirmos a Igreja por meio de uma consagração de vida. Temos como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Somos chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).
Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Transformamos uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus. A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que se doam a Deus.
Nestes anos todos percebemos que somos uma Vocação no interior da Igreja. Vocação esta que pode ser vivenciada de duas formas que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança.
Um pouco do início

A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 1982, a partir da abertura de uma lanchonete com o objetivo inicial de evangelizar os jovens, mas que passou a atingir famílias, crianças, profissionais e que seguiu também pelas atividades de promoção humana. A Comunidade foi entendida como uma Vocação e nela se consagram a Deus irmãos na Comunidade de Vida (missionários) e de Aliança(que doam sua vida a obra permanecendo em suas atividades profissionais). No decorrer de sua história foram se abrindo casas missionárias em várias dioceses do Brasil e do exterior. Em 1998 recebemos aprovação a nível diocesana em Fortaleza.
A partir deste reconhecimento que entregue dia 13 de março de 2007, passamos a ser Associação Privada Internacional de Fiéis com reconhecimento Pontifício. A grande alegria deste fato, deste caminho que está sendo aberto para as Comunidades (só há mais duas comunidades novas reconhecidas no mundo) é a de vermos a Igreja reconhecendo a autenticidade do nosso Carisma, a sua utilidade para todo o mundo, a bênção da Igreja e seu acolhimento com custódia e orientação.
SHALOM PRA SEMPRE!!!!

Unknown disse...

Olá Adriana! Legal este post que vc fez! Muito legal mesmo! O Vocacional Aberto foi muito bom e foi muito bom também ter conhecido você, Henrique e Alice! Um grande abraço!

Deus abençoe vc e a sua família!

Shalom!

Nériosn Alves.

Unknown disse...

Olá Adriana! Muito legal este post que vc fez sobre a Comunidade Shalom! Que bom que vc gostou do Vocacional Aberto! Foi muito bom tbm ter conhecido vc, Alice e Henrique! Mande um abraço para eles! rs Espero revê-los em breve!

Deus abençoe vc e sua familia!

Shalom!

Nérison Alves.

Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira