domingo, 25 de dezembro de 2011

INCONTROLÁVEL



Mais um exercício para o "Escrever pra que?". Era pra gente escolher um filme inédito, assistir, escolhae um personagem e reescrever a história.


Vou deixar a ficha técnica do filme, caso alguém queira ver. Deixei as tramas secundárias de lado, já que eu estava na cabeça do Frank.


INCONTROLÁVEL (Unstoppable, EUA, 2010)
Gênero: Aventura
Duração: 98 min.
Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson, Ethan Suplee, Kevin Dunn,Jessy Schram, Elizabeth Mathis, Kevin Chapman, David Warshofsky, Jeff Wincott, Paul Vasquez, Meagan Tandy
Compositor: Harry Gregson-Williams
Roteirista: Mark Bomback
Diretor: Tony Scott
Denzel é o típico veterano sábio com problemas de relação com as filhas e que vai abandonar o trabalho em poucas semanas; Chris Pine é o novato arrogante mas de bom coração, enrolado com problemas jurídicos. Os dois se esforçam para parar uma locomotiva descontrolada carregada de componentes explosivos .
=================================================================================


Eu pensei que morreria dormindo, com noventa anos de idade, sentado na minha poltrona, confortavelmente aconchegado às almofadas carinhosamente colocadas sob minhas costas por uma das minhas filhas ou algum neto adolescente. Ao invés disso, cá estou eu, acoplado de ré em uma imensa composição de quase 800 metros de comprimento, com a locomotiva número 777 desgarrada e acelerando, depois que Dewey, aquele gordo desgraçado, abandonou a cabine pra fazer sei-lá-o-quê e não conseguiu mais voltar. E, pra completar, os vagões estão recheados de cargas tóxicas e infamáveis que podem fazer milhares de vítimas. Este trem está mais pra 666 que pra 777.

Como qualquer um que vai morrer, também vou fazer minha retrospectiva: Meu nome é Frank Barnes, sou um americano negro, de meia idade, funcionário da companhia ferroviária, viúvo há 3 anos e pai de duas jovens (belas garçonetes negras do mais badalado bar da cidade – nem se atreva: elas só estão juntando dinheiro pra universidade) e cumprindo meus últimos dias de trabalho antes da aposentadoria forçada com direito a apenas meio salário. O pior que achei que fosse acontecer comigo hoje seria aturar meu novo condutor, um dos novatos-sabe-tudo que a companhia vem nos enfiando goela abaixo. Mais um dia de trabalho, só isso. Quer dizer, não tão comum assim. Perdi o aniversário da minha filha e ela está furiosa comigo. Mas vamos voltar para a história da minha iminente morte, porque se ela estiver chegando na mesma velocidade do 777, não terei muito tempo pros detalhes.

Ah, quase ia me esquecendo, sou o maluco do maquinista da locomotiva que tenta frear algumas toneladas de aço e produtos químicos inflamáveis, que podem explodir na próxima curva e levar junto tanto o velhote quanto o novato. E foram os novatos que não só deixaram o trem disparar sem maquinista, como não ligaram os freios que poderiam ser acionados remotamente. Bem que poderia ter sido um deles e não o Stuart a morrer naquela tentativa idiota de parar o trem colocando outro na frente. Para esse tipo de serviço, nós, os velhotes, servimos muito bem. Idiotas!

Até que o Will está me saindo um cara legal, apesar de ser um novato de família influente. Ele também jogou o emprego fora quando me apoiou nessa sandice de tentar parar o trem antes que ele abra um buraco no meio de uma das maiores e mais populosas cidades da região. Aqueles estúpidos dos engravatados da companhia acharam que parariam um trem carregado e acima de 100km/h com aquele dispositivo ridículo de descarrilamento. O 777 os esmagou como caixas de fósforo. O que eles sabem fazer bem é roubar aposentadorias. Foi ótimo mandar aquele vice-presidente se ferrar e fazer as coisas do meu jeito. Se não fosse morrer, estaria feliz da vida!

O freio da minha locomotiva não foi o suficiente. Viemos de ré e Will acionou o engate no último vagão, mas machucou o pé e agora está no meu lugar na cabine enquanto vim acionar os freios manuais de cada vagão. Mas não foi o suficiente. A carga sobre os freios da locomotiva foi demais, e eles explodiram. Pra piorar, não consegui saltar para o próximo vagão, a distância é muito grande. O jeito é instruir o Will a usar os freios manuais quando chegarmos à grande curva fechada. Será tudo ou nada.

.........................................................................................................................................

Nossa! Nem acredito que estou com meu rabo fora daquela bomba relógio! Ele fez tudo direito! Freou nos lugares exatos. Perdemos algumas cargas, mas a cidade está salva. Depois, com a ajuda de mais um dos velhotes da ferrovia, o Will alcançou a cabine do 777 e parou o monstro. Se eu não fosse morrer caso tudo isso explodisse, eu gostaria de ver como os executivos se sairiam, perdendo milhões de dólares em equipamentos, gastando outros milhões em indenizações e indo à falência com a queda das ações da companhia.

Já ia esquecendo: depois de mostrar quem é que sabe tudo sobre trens e virar um herói, ganhei meu emprego de volta e com ele garanti minha aposentadoria integral. Já fiz as pazes com minha filha e assim que der vou comprar aquela poltrona pra ir amaciando...
 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CONCERTO DE NATAL DA UFAL



Amanhã (15), às 20 horas, será apresentado o IX Concerto de Natal (UFAL e Cateral Metropolitana de Maceió), onde serão executados além dos tradicionais cantos natalinos, o concerto "A Primavera" de Vivaldi, com solo de violino de Fagner Magrinelli e duas obras inéditas em estreia mundial: uma de Nilton de Souza "Alagoana n. 2 – Fantasia sobre um tema do Pastoril Alagoano" e outra de Eduardo Xavier, "Côco", além de quatro jornadas de pastoril com a participação do Pastoril Menino Jesus, de Maceió.

Teremos como solistas convidados os cantores Eduardo Xavier, Bruno Sandes, Elvira Rabelo, Claudiana Melo e Érick Robert (como aparecem na foto, da esquerda para a direita). 

O Coro será regido pelo querido Gustavo Campos Lima. 



ENTRADA FRANCA.

- Data: 15.12.2011 (quinta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Catedral Metropolitana de Maceió - Centro

- Data: 20.12.2011 (terça-feira)
- Horário: 20h
- Local: Teatro Deodoro

A segunda récita, no Teatro Deodoro, será feita através das parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura e com o DITEAL.

domingo, 6 de novembro de 2011

Cheirando lembranças

Mais um texto que fiz para o "Escrever pra que?".
Espero que as suas lembranças também cheirem bem.

----------------------------------------------------------------

Num momento eu estava sentada no banco alto – o lugar preferido da Alice – junto à janela, aprendendo a ser uma dançarina da água com uma das heroínas do meu “livro de ler no ônibus”; no seguinte, estava em pé no jardim da casa da minha avó materna esperando meu irmão para irmos à aula. Enquanto aquele aroma adocicado me envolvia, fechei os olhos e ouvi o barulho do caminhão dos estudantes passando em direção ao Grupo Escolar da Rua do Comércio. A sensação foi aumentando, e escutei a algazarra dos meninos e os gritos da Arlete dizendo que eu estava atrasada. Até a brisa fria da noite soprou sobre mim, aquele ventinho gelado que vinha da serra e arrepiava os pelinhos do braço. Uma frescura doce, com pitadas de alegria e entusiasmo juvenil.

As flores brancas enchiam a copa baixa do arbusto que ocupava o lado esquerdo do jardim, embaixo da janela do quarto de Dona Maria Correia. Embaixo, havia uma moita de erva cidreira, que ela chamava de capim santo, ladeada por hortelã e outras plantas medicinais usadas em seus “lambedores”. Do lado direito, ficavam umas florzinhas amarelas, rasteiras, bem comuns no interior. Também era o lado onde estava plantada um tipo de trepadeira com pequenas flores cor de rosa, que se enroscavam acima do portão da rua, numa rústica estrutura de madeira, completamente escondida pela folhagem, formando um lindo arco na passagem para a área, com seus galhinhos pendurados aqui e acolá.

Vivenciei tudo isso nos segundos daquela parada de ônibus. Mas o aroma foi se dispersando, os cheiros do interior e da adolescência foram voltando para os seus lugares na colorida e perfumada tapeçaria da minha memória. Quando voltei a sentir apenas o cheiro do dióxido de carbono dos escapamentos e o som do trânsito matinal, abri os olhos. Procurei mas não encontrei – minha máquina do tempo estava em algum jardim de muro alto. Talvez tenha demorado demais para abrir os olhos, na tentativa de manter as lembranças vivas por mais tempo, porém tudo foi perdendo as cores conforme o ônibus avançava, seguindo pela avenida, em seu itinerário repetitivo. Funguei tentando limpar minhas narinas e me virei para o companheiro de banco, que cheirava a sabonete e cochilava, pendendo a cabeça para frente. Ele talvez também estivesse sonhando.

Qual seria o aroma dos sonhos do moço que cheirava a sabonete? Espantei o pensamento e tratei de esquecer os cheiros e sons desagradáveis do tráfego, voltando ao ponto onde lia sobre as desventuras transitórias da minha pequena dançarina da água e seu mundo medieval – que neste capítulo tem cheiro de terra e umidade – torcendo para conseguir terminá-lo antes de chegar ao ponto de descida, onde terminariam, temporariamente, as minhas viagens. Mas não todas elas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Inscrições abertas para os cursos técnicos de Teatro, Dança e Música da ETA-UFAL


A Escola Técnica de Artes (ETA) está com inscrições abertas para 81 vagas nos cursos técnicos de Formação de Atores, Dança e Música até o dia 10 de novembro, no sítio da Copeve. As inscrições são gratuitas. Para concorrer, os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio.
As provas, teóricas e práticas, serão realizadas em dezembro, com datas que variam de acordo com o curso ofertado. Para o de Música, com 16 vagas distribuídas entre as habilitações em piano, canto e violoncelo, a avaliação de Teoria Musical e Percepção será feita no dia 1º de dezembro, às 8h, com o resultado sendo divulgado no dia seguinte, às 17h. No dia 5, às 14h, serão realizadas as provas específicas das habilitações, que terão o resultado divulgado no dia 6, às 14h.

No dia 2 de dezembro será a vez dos testes de Dança, que oferta 30 vagas, com Prova Prática Coletiva, às 14h. Às 20h do mesmo dia, será divulgado o resultado. No dia 3, os concorrentes farão o Teste de Improvisação, às 14h. Os testes de dança terão seus resultados divulgados a partir das 14h do dia 6 de dezembro.

O curso de Formação de Atores terá 35 vagas, sendo as provas de aptidão específica e prática realizadas no dia 3 de dezembro. A primeira, teórica, terá início às 9h, com seu resultado saindo a partir das 14h do mesmo dia. Já a prática será feita a partir das 16h, com resultado divulgado às 14h do dia 6 dezembro.

De 7 a 9 de dezembro será o período para os inscritos solicitarem recurso. Estes devem procurar a ETA nos horários de 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 22h. O resultado final, com recursos, será divulgado no dia 14.

Pré-requisitos, documentação específica para cada um dos cursos, conteúdo programático e edital completo podem ser conferidos no edita. Mais informações sobre a ETA no blog.

Release retirado do sítio da Universidade Federal de Alagoas - UFAL




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Twitter




















Hoje recebi uma piada sobre o twitter e me lembrei que tem bem um mês que não acesso.
Sou uma desnaturada! Amanhã (se me lembrar) vou resgatar a minha conta.


O twitter alimenta mesmo!! Gostou dos cupcakes?








Mas vamos a piada (ruinzinha que só ela):

O que o Chapolin postou no Twitter?
 “Sigam-me os bons!”

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adriana Cirqueira



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As Ondas


No início deste ano eu participei de uma seleção do Sesc-Al para a oficina de literatura Escrever pra quê?. A proposta do curso é desenvolver práticas de leitura e produção de textos que contemplem a construção da escrita de ficção e o fazer-pensar literário que envolve a capacidade de criação literária.
Cada texto foi desenvolvido a partir de um tema. A professora também nos pede o gênero literário, ou nos oferece opções. Nosso primeiro escrito foi um texto em prosa poética sobre uma música. Ela nos deu a música e nos perguntou qual seria a sua cor. O arquivo era em mp3, mas como não consegui carregar aqui, procurei no Youtube.

A música foi "La valse D'Amelie".



As ondas

“Vocês cantam magnificamente!”, exclamou uma das noivas enquanto todos aplaudiam. Sorri e concordei intimamente. O Prisma realmente canta muito bem. Eu faço parte do grupo e me orgulho de sua qualidade, mas não foi esse o único motivo de meu sorriso. O coro leva o nome do belo objeto que divide a luz branca nas sete cores que a compõem. Somos luz, cor e música.



E lá estava eu, no meio de tudo. Sendo parte dele e do sonho das quatro jovens que discutiam, desarmonicamente, como escolher a mais adequada peça de Bethoven ou Vivaldi; ou quem entre Schubert e Gounod havia feito a mais tocante melodia para a Ave Maria; ou se as daminhas deviam entrar sob os acordes de “Alecrim Dourado” ou “Além do Arco-íris”. Era o piano, a flauta, o oboé, o violino e o violoncelo. E nós.


Meu sorriso continuou meio escondido, aparecendo um pedacinho aqui e acolá, enquanto caminhava para o ponto de ônibus e pensava na relação entre cor (luz) e música. Fisicamente são ondas: uma podemos ver e a outra escutar. A primeira é mecânica e a segunda eletromagnética. Essa parte escondeu o sorriso quase de vez. Segui decida a ouvir a música e sentir todas as suas ondas.


Quando a melodia começou a tocar lembrei-me das caixas acústicas da vitrola do meu pai. Eu gostava de ficar deitada no chão bem perto de uma, que ficava em cima do tapete, ao lado do sofá. Ficava lá deitada, com o corpo quase encostado, sentindo a pulsação. Ela parecia viva. A música era a alma da caixa acústica. Meu pai era o deus que a insuflava.

O netbook não serve para isso. Não dá pra ouvir música de verdade desse jeito. Tentei os fones de ouvido e melhorou um pouco. Apaguei as luzes, fechei os olhos e esperei. Elas começaram a chegar de mansinho. As ondas. As do som e as outras. E eu entrei nesse oceano. Lá estavam elas. Começaram fraquinhas e mornas, como uma massagem nos pés. E fui caminhando mar adentro, sentindo-as crescer em tamanho e calor, vagarosa e intermitentemente. Mas não me encobriram completamente, e eu queria a completude. Então soltei meu corpo e me deixei levar, boiando. A temperatura parou de subir e me deixei embalar. Fiquei alguns instantes assim, confortavelmente aquecida e acarinhada. Perfeitamente conduzida.

Não percebi que o banho – ou a dança - estava acabando. Durou menos do que parecia certo, mas não foi um corte desagradável. Mas antes de terminar eu as vi. Com seus belos tons de rosa, salpicados de lilás e branco, harmonicamente combinados, como numa paleta de cores de quarto de menina-moça. Quase senti o gosto de algodão-doce e chiclé na toalha felpuda de nuvens que me manteve aquecida ainda alguns minutos.

Abri os olhos devagar. Breu. A porta do quarto estava aberta, o apartamento dormia. Ouvi a lenta respiração da Alice, a minha Amelie. Amanhã vou escutar a música com ela. Vamos sentir as ondas juntas. Levantei, fui até a sala e chamei o Henrique que dormia no sofá, com o controle do Play Station 3 na mão. Compartilhei minhas sensações. Ele viu uma Amelie pré adolescente do século 18, correndo num campo de flores com um guarda sol na mão.
Pensei num campo de flores delicadas, balançando ao som melódico do vento, misturado ao farfalhar das saias e ao riso da menina. Ao fundo o meu oceano cor de rosa com cheiro de doce.

Se você também quiser a partitura, use o link:


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cultura popular

Vou levar Alice pra ver!!!!



Assessoria&Comunicação

COLUNA CEJAC

Quinta-feira: 22/09/2011


7º EJAC

Já está tudo acertado para o 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC). O evento que começa amanhã (23) inclui palestras, painéis de debates e luau. O tema dessa edição será: “Liberdade e Expressão: O Desafio do Jornalista nas Assessorias de Comunicação”, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) estão aguardando a sua inscrição. As vagas são limitadas. Qualquer duvida, envie um e-mail para gente sindjornal@uol.com.br e cejac.al@gmail.com ou ligue para o Sindjornal e fale com a Janete no número 33269168.

Luau do EJAC

Após as atividades do sábado, os participantes do 7º Ejac se confraternizarão em um Luau no Restaurante Baru, com seus bangalôs e jardins, às margens da Lagoa Mundaú. A animação ficará por conta od Quarteto Malacada, conjunto formado por Mel Nascimento (voz), Gustavo Rolo (violão sete cordas), Ivo Farias (percussão) e Salomão Miranda (cavaquinho) No repertório composições próprias e canções de Toquinho, Jorge Aragão e Cartola, entre outros. Boa música, conversa animada e cerveja gelada!! Não deixe para se inscrever na última hora. Garanta já a sua participação no evento e na festa.

XVIII ENJAC e CEJAC

Também no sábado haverá a eleição dos delegados que vão representar Alagoas no XVIII Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que este ano acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro, Natal (RN). Será um encontro de jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país, participando como delegados ou observadores. Outra eleição definirá nos novos componentes da Comissão de Jornalistas Assessores de Comunicação de Alagoas (CEJAC).

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Assessoria&Comunicação


COLUNA CEJAC
Quinta-feira: 01/09/2011

 7º EJAC
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) estão fechando a programação do 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC). O evento será nos dias 23 e 24 de setembro e algumas parcerias já foram estabelecidas. O evento inclui palestras, painéis de debate e luau. O tema dessa edição será: “Liberdade e Expressão: O Desafio do Jornalista nas Assessorias de Comunicação”. Semana que vem nossa coluna disponibilizará a programação e fará apresentação dos palestrastes. Qualquer duvida, envie um e-mail para gente cejac.al@gmail.com.

Concurso IFAL
E pra quem se inscreveu no Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), as provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos serão realizadas neste domingo (04), nas cidades de Maceió e Arapiraca. Os locais e horários de realização das provas, que terão duração de quatro horas, estarão indicados no cartão de inscrição. Para o único cargo de jornalista foram inscritos 263 candidatos. Boa prova pra quem estudou e boa sorte a todos!!

Iapois
De amanhã até o dia 11 de setembro a Iapois brindes, Cerimonial e Comunicação estará com um stand escritório na 12ª Expolar apresentando novidades em brindes para o final do ano. Os brindes ganham toque artesanal valorizando a cultura alagoana.  A feira acontece no Centro de Convenções, o convite é da jornalista Thácia Simone.

Algo Mais
A mais nova agência de comunicação de Alagoas, a Algo Mais Consultoria, assina todo o trabalho de assessoria de imprensa, clipping eletrônico e digital da 12ª Expolar. No comando a jornalista Luana Nunes. Mais informações sobre o evento (82) 3034-5830.

Educação Física
Maceió sedia o III Congresso Alagoano de Educação Física e Fisioterapia de 14 a 17 de setembro, na Estácio/FAL. O Encontro vai reunir 21 professores e profissionais de Educação Física, Fitness e Fisioterapia. Nomes de renome nacional já confirmaram presença, como o ex-BBB e personal trainer,  Kadu Parga, e o um dos maiores professores do Brasil na área de Fisioterapia Respiratória, o professor George Jerre

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nota de Repúdio do Sindjornal

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, representando seus filiados, indignados com a maneira como os profissionais da imprensa têm sido tratados em discursos inflamados de representantes dos poderes constituídos, vem, mais uma vez, manifestar publicamente o seu repúdio contra aqueles que insistem em usar os recursos do insulto, da intimidação, da ameaça para tentar desqualificar o trabalho da imprensa.

Têm sido frequentes esses ataques, sobretudo de parte daqueles que se sentem incomodados quando a sociedade toma conhecimento de seus atos - nem sempre nobres e condizentes com a representatividade de que estão revestidos.

E desta vez o cenário foi o plenário da Assembleia Legislativa, onde os deputados Temóteo Correia e João Beltrão se revezaram na tribuna para constranger e tentar intimidar a repórter Niviane Rodrigues, estendendo impropérios as que fazem a cobertura jornalística do Legislativo estadual.

A liberdade de imprensa é um dos instrumentos mais eficazes de construção da democracia, e temos consciência da responsabilidade social da nossa função. É por meio da informação livre e democrática que a sociedade acompanha atos e posturas dos homens e mulheres que fazem e executam as leis, consolidando, assim, a formação de opinião para cobrar posições e fundamentar suas escolhas.

Lutar por esse direito é um dever nosso – entidades e profissionais comprometidos com a verdade e a ética – e de toda a sociedade, e deveria ser, também, de todos os que se revestem da representatividade popular, seja no Legislativo, no Executivo, no Judiciário, ou em qualquer esfera do exercício do poder público.
O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas exige respeito ao trabalho dos que cumprem a nobre missão de informar e, ao mesmo tempo em que manifesta sua solidariedade à repórter Niviane Rodrigues e profissionais que atuam na cobertura da Assembleia Legislativa, cobra uma posição da Mesa Diretora da Assembleia, esperando ainda providências do Judiciário, do Ministério Público e da OAB em relação aos fatos ocorridos.
À DIRETORIA

sábado, 3 de setembro de 2011

Nota de Repúdio do Sindjornal

NOTA OFICIAL


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, representando seus filiados, indignados com a maneira como os profissionais da imprensa têm sido tratados em discursos inflamados de representantes dos poderes constituídos, vem, mais uma vez, manifestar publicamente o seu repúdio contra aqueles que insistem em usar os recursos do insulto, da intimidação, da ameaça para tentar desqualificar o trabalho da imprensa.

Têm sido frequentes esses ataques, sobretudo de parte daqueles que se sentem incomodados quando a sociedade toma conhecimento de seus atos - nem sempre nobres e condizentes com a representatividade de que estão revestidos. E desta vez o cenário foi o plenário da Assembleia Legislativa, onde os deputados Temóteo Correia e João Beltrão se revezaram na tribuna para constranger e tentar intimidar a repórter Niviane Rodrigues, estendendo impropérios as que fazem a cobertura jornalística do Legislativo estadual.

A liberdade de imprensa é um dos instrumentos mais eficazes de construção da democracia, e temos consciência da responsabilidade social da nossa função. É por meio da informação livre e democrática que a sociedade acompanha atos e posturas dos homens e mulheres que fazem e executam as leis, consolidando, assim, a formação de opinião para cobrar posições e fundamentar suas escolhas.
Lutar por esse direito é um dever nosso – entidades e profissionais comprometidos com a verdade e a ética – e de toda a sociedade, e deveria ser, também, de todos os que se revestem da representatividade popular, seja no Legislativo, no Executivo, no Judiciário, ou em qualquer esfera do exercício do poder público.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas exige respeito ao trabalho dos que cumprem a nobre missão de informar e, ao mesmo tempo em que manifesta sua solidariedade à repórter Niviane Rodrigues e profissionais que atuam na cobertura da Assembleia Legislativa, cobra uma posição da Mesa Diretora da Assembleia, esperando ainda providências do Judiciário, do Ministério Público e da OAB em relação aos fatos ocorridos.


A diretoria

Assessoria&Comunicação

COLUNA CEJAC
Quinta-feira: 01/09/2011


7º EJAC

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) estão fechando a programação do 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC). O evento será nos dias 23 e 24 de setembro e algumas parcerias já foram estabelecidas. O evento inclui palestras, painéis de debate e luau. O tema dessa edição será: “Liberdade e Expressão: O Desafio do Jornalista nas Assessorias de Comunicação”. Semana que vem nossa coluna disponibilizará a programação e fará apresentação dos palestrastes. Qualquer duvida, envie um e-mail para gente cejac.al@gmail.com.


Concurso IFAL

E pra quem se inscreveu no Concurso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), as provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos serão realizadas neste domingo (04), nas cidades de Maceió e Arapiraca. Os locais e horários de realização das provas, que terão duração de quatro horas, estarão indicados no cartão de inscrição. Para o único cargo de jornalista foram inscritos 263 candidatos. Boa prova pra quem estudou e boa sorte a todos!!


Iapois
De amanhã até o dia 11 de setembro a iapois brindes, Cerimonial e Comunicação estará com um stand escritório na 12ª Expolar apresentando novidades em brindes para o final do ano. Os brindes ganham toque artesanal valorizando a cultura alagoana. A feira acontece no Centro de Convenções, o convite é da jornalista Thácia Simone.

Algo Mais

A mais nova agência de comunicação de Alagoas, a Algo Mais Consultoria, assina todo o trabalho de assessoria de imprensa, clipping eletrônico e digital da 12ª Expolar. No comando a jornalista Luana Nunes. Mais informações sobre o evento (82) 3034-5830.

Educação Física
Maceió sedia o III Congresso Alagoano de Educação Física e Fisioterapia de 14 a 17 de setembro, na Estácio/FAL. O Encontro vai reunir 21 professores e profissionais de Educação Física, Fitness e Fisioterapia. Nomes de renome nacional já confirmaram presença, como o ex-BBB e personal trainer, Kadu Parga, e o um dos maiores professores do Brasil na área de Fisioterapia Respiratória, o professor George Jerre.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Assessoria&Comunicação


COLUNA CEJAC
Quinta-feira: 25/08/2011 

7º EJAC
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) estão fechando a programação do 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC). O evento será nos dias 23 e 24 de setembro e algumas parcerias já foram estabelecidas. O evento inclui palestras, painéis de debate e luau. O tema dessa edição será: “Liberdade e Expressão: O Desafio do Jornalista nas Assessorias de Comunicação”. Em breve você vai poder conferir mais informações e também como fazer a sua inscrição. Aproveite e reserve as datas na agenda. Qualquer dúvida pode enviar e-mail para cejac.al@gmail.com. 

Eventos CEJAC
Os certificados dos eventos “Uma Pausa para o Café” e “2º Encontro de Assessores e Assessorados”, promovidos pela Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC), já estão disponíveis na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (SINDJORNAL). O prédio fica na Rua: Sargento Jaime, 370, no bairro do Prado. Outras informações pelo telefone (82) 3326.9168 ou no e-mail: cejac.al@gmail.com.
Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas
O Curso de Gênero, Raça e Etnia, ocorrido na segunda e terça-feira (22 e 23 de agosto), no auditório da FECOM/CESMAC, foi um sucesso. Os participantes tiveram acesso a diversas informações de fundamental importância para a correta abordagem dos temas relacionados ao objeto do curso. Os jornalistas e estudantes de jornalismo receberam o certificado assinado pela ONU Mulheres e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Agradecemos ao Sindjornal e a Cojira-AL, que lutaram para conseguir que Maceió estivesse entre as cidades contempladas pelo curso. 

Quadrinhos
Continuam abertas as inscrições para o Prêmio Alagoas de Histórias em Quadrinhos 2011. A realização é da Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Os interessados têm até o dia 25 de setembro para garantir a participação. O Edital pode ser conferido no site www.cepal-al.com.br/hq. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos, localizada na Av. Fernandes Lima, s/n, Gruta de Lourdes. Outras informações pelo telefone (82) 3315-8303. 

Teatro do Oprimido
E pra quem está com saudades do DeCos-UFAL, o projeto “Vidarte – Construindo Diálogos através do Teatro do Oprimido”, contemplado pelo Programa Vivência de Arte da UFAL da PROEST, convida a todos “que desejam contribuir na luta por uma universidade de excelência acadêmica e socialmente referendada” para participar do ensaio aberto do espetáculo de Teatro-Fórum sobre a ausência de vagas na Residência Universitária, na terça-feira (30) às 10 horas na Sala de Recursos Audiovisuais (RAV), no bloco de Comunicação Social.

Assessoria&Comunicação




Coluna Cejac

Quinta-feita: 18/08/2011



7º EJAC


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) já estão intensificando os preparativos para a realização do 7º Encontro Estadual de Jornalistas Assessores de Comunicação (EJAC). O evento está previsto para acontece nos dias 23 e 24 de setembro e algumas parcerias já foram estabelecidas. O evento conta com programação incluindo palestras, painéis de debate e luau. O tema dessa edição será: “Liberdade e Expressão: O Desafio do Jornalista nas Assessorias de Comunicação”. Em breve você vai poder conferir mais informações e também como fazer a sua inscrição. Aproveite e reserve as datas na agenda. Qualquer dúvida pode enviar e-mail para cejac.al@gmail.com.



Certificados


Quem participou dos eventos realizados pela Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (CEJAC) “Uma Pausa para o Café” e “2º Encontro de Assessores e Assessorados”, já pode pegar o seu certificado. Os documentos estão disponíveis na sede do Sindjornal, que fica na Rua: Sargento Jaime, 370, no bairro do Prado. O telefone do sindicato é (82) 3326.9168 ou, se preferir, nos envie um e-mail.

Prêmio Abdias Nascimento

Jornalistas de todo Brasil que tiveram reportagens publicadas entre 1º de janeiro de 2009 e 30 de abril de 2011 podem concorrer ao Prêmio Jornalista Abdias Nascimento. Serão aceitos trabalhos veiculados em emissoras brasileiras de televisão ou rádio, na mídia impressa e na internet. As inscrições estão abertas até amanhã, 19. Em sua primeira edição, o prêmio vai distribuir 35 mil reais para as categorias Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e a Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. O vencedor de cada categoria vai receber a quantia de 5 mil, conforme regulamento. O objetivo da premiação é valorizar a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. A idéia é estimular trabalhos que promovam a igualdade racial na mídia. Veja o regulamento disponível em www.premioabdiasnascimento.org.br. Informações: premioabdiasnascimento@gmail.com.



Conversas Negras


Com o objetivo de não só estabelecer espaços formativos, como também visibilizar mecanismos para o exercício do controle social relativo as políticas públicas para promoção da igualdade racial, de 25 a 27 de agosto ocorre o II Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta. O evento acontece de 8h às 18h na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. A iniciativa é do Projeto Raízes de Áfricas. As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail raizesdeafricas@gmail.com . Mais informações (82) 8827-3656/3231-4201.



Cinema Universitário

A cidade de Penedo volta ao circuito do audiovisual, ao ser escolhida como sede para o 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, que acontece de 28 de setembro a 2 de outubro. O Festival, de caráter competitivo, está com as inscrições abertas para as produções de todo o país até o dia 22 de agosto. Também haverá a realização do 1º Encontro de Cinema de Alagoas (ECA), que busca o debate sobre cinema e produção independente no âmbito acadêmico. Na programação estão previstas oficinas, mesas-redondas, apresentações e exposições de trabalhos acadêmicos, além de mostras paralelas. As fichas de inscrição para o Festival de Cinema Universitário e para o ECA se encontram no site do evento (www.evento.ufal.br/icinufal). Ainda no endereço online, uma prévia da programação pode ser conferida, com as regras para as inscrições na mostra e informações técnicas sobre as obras e as competições. Mais informações: 3221-3122.


Lançamento


Os gêmeos estilistas Felipe e Fernando Santos lançaram a primeira coleção ontem na Semana de Moda de Alagoas: Trend House. O tema amor encantou os convidados. Os Los Santos Darca foram descobertos pela jornalista Thácia Simone por meio de um projeto de assessoria de comunicação voluntária realizada desde julho do ano passado, depois os gêmeos ganharam o apoio do apresentador Luciano Huck.



Rádio no Brasil

Um livro inédito e histórico sobre o rádio brasileiro será lançado no dia 5 de setembro, em Recife, durante a realização do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A obra Panorama do rádio no Brasil é um trabalho pioneiro que traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. A organização é da professora mineira Nair Prata, que contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios. A obra é mais um trabalho em conjunto do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). O lançamento acontece das 14h às 18h, na Universidade Católica de Pernambuco – Recife.



Eventos

A Associação Brasileira de Comunicação Empresaria (ABERJE) promove, no dia 30 de setembro, a 3ª edição do Congresso de Comunicação Empresarial Aberje Bahia, com o tema “Pense e Converse sobre a Comunicação Empresarial”. Os valores da inscrição variam de 100 a 250 reais. Entre os temas que serão abordados estão: “Comunicação Interna e Cultura Organizacional”; “Gestão Estratégica das Mídias Digitais”; “Comunicação Organizacional para a Sustentabilidade”; e “Gestão da Marca”. Já a cidade do Rio de Janeiro receberá a 5ª edição do evento no dia 07 de outubro. Por lá, o tema central será “O que devemos comunicar com os desafios que vem pela frente”. “Brasil como Marca: como iremos fazer a diferença”; e “Programa de globalização de comunicação corporativa da Vale – As estratégias da Vale para os próximos anos” serão dois dos temas abordados por palestrantes de renome nacional na cidade carioca. Inscrições e mais informações no site www.aberje.com.br.

domingo, 14 de agosto de 2011

Assessoria&Comunicação

COLUNA CEJAC
Quinta-feira: 11/08/2011



Autoregulamentação


As Organizações Globo divulgaram, no último sábado (6), um texto que detalha os princípios editoriais de seus veículos de comunicação. Isso aconteceu alguns meses depois da instituição pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) de um Programa Permanente de Autorregulamentação, cujo objetivo é estimular os jornais a melhorarem a relação com o leitor e aumentarem a transparência. Esta é uma discussão que ainda está longe de terminar. Existem aqueles que defendem que o governo precisa implementar esta regulamentação para ocupar o vácuo legislativo deixado com o fim da lei de imprensa e reduzir a chamada “judicialização do direito de resposta”; outros ressaltaram a necessidade de que os próprios jornalistas, auxiliados pela academia e os movimentos sociais, elaborem os parâmetros para a cobertura da imprensa, construindo uma auto-regulação do setor como uma alternativa ao controle do estado. texto da Globo trata dos princípios mais importantes do jornalismo, sem dúvida, mas sendo um documento da empresa em questão, que lida diariamente com interesses ligados diretamente ao cotidiano do país, a dúvida é saber até que ponto o documento será colocado em prática quando houver o conflito de interesses empresariais X interesses políticos.


Feira Camponesa itinerante


Começa hoje mais uma edição do projeto Feira Camponesa Itinerante. Realizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) o projeto atua nos bairros da capital alagoana, com o intuito de dar visibilidade aos resultados positivos da luta pela reforma agrária. Pela segunda vez a atividade acontecerá até sábado (13) das 6h às 20h, no bairro do Pinheiro e conta com o apoio da Igreja Batista do Pinheiro e da Paróquia Menino Jesus de Praga. Nesta quinta edição, serão 13 barracas, armadas no estacionamento da Igreja Batista do Pinheiro, que comercializarão uma variedade de alimentos livres de agrotóxicos, de qualidade e com preços acessíveis, oriundos dos assentamentos Dom Helder Câmara e Pacas (ambos em Murici); Nossa Senhora da Conceição e Todos os Santos (ambos em Água Branca). Para animar os feirantes e clientes, amanhã (12) a partir das 19h, haverá a apresentação de um trio de forró pé de serra e ainda o bingo de uma cesta camponesa. Faça uma visita!



Vacinação


A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil começou na segunda-feira (08) e vai durar duas semanas. Em Alagoas, as Secretarias de Saúde de Maceió e do Estado já se organizaram para distribuir cerca de 300 mil doses da vacina. O Dia ‘D’ da campanha será realizado no próximo sábado (13) que também será o último dia da prorrogação da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Alagoas.



Folclore


Amanhã (12) o projeto da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), Sextas Populares apresentará o encontro de Chau do Pife, acompanhado por Edinho Vovô, no triâgulo; Xexéu, na zabumba e Irineu Nicácio, na sanfona, com o também sanfoneiro Lula Sabiá, um dos maiores nomes do instrumento no país. Neste mês do folclore, Chau do Pife estará se apresentando sempre às sextas-feiras, com um convidado diferente, neste projeto que visa apoiar a produção musical alagoana. As apresentações são sempre a partir das 16h, com entrada franca. Os interessados em participar do projeto Sextas Populares devem entrar em contato com a Direção Artística da DITEAL. Informações: (82) 3315-5665.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Assessoria&Comunicação

Coluna CEJAC
Quinta-feira: 04/08/2011

Prêmio Sincor de jornalismo
Criado com o objetivo de valorizar e estimular a produção de matérias que abordem a temática dos seguros em Alagoas o Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (SINCOR-AL) lançou a segunda edição do Prêmio Sincor de Jornalismo Alberto Marinho, na última terça-feira (02) na sede do órgão. Com o tema “a Importância do Corretor no contexto dos benefícios sociais, materiais e econômicos do Seguro”, o prêmio vai reconhecer profissionais da imprensa que desenvolvam matérias relevantes sobre as questões que envolvem o dia a dia da profissão. Este ano, o Prêmio vai selecionar quatro vencedores nas categorias: impresso, telejornalismo, webjornalismo e estudante. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro na sede do Sindjornal. Outras informações 3326-9168.

Jornalistas assassinados
De janeiro a julho deste ano, 19 jornalistas foram assassinados na América Latina, já fazendo de 2011, o mais trágico das últimas décadas para a categoria, segundo análise da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) publicada no dia 29 de julho. O Comitê Executivo da SIP se reuniu em Miami para verificar a deterioração da liberdade de imprensa na região nos últimos meses, após a violência do crime organizado e a perseguição judicial e legal a que estão submetidos jornalistas e meios de comunicação independentes. Em uma coletiva de imprensa realizada após a reunião, os diretores da organização expressaram seu "estado de alerta e preocupação" pelos homicídios de jornalistas e reclamaram a respeito da impunidade e da falta de vontade política dos governos para desvendar os crimes, segundo o portal Uol. No Brasil foram mortos quatro companheiros: Luciano Leitão Pedrosa (9 de abril em PE), Valério Nascimento (3 de maio no RJ), Edinaldo Filgueira (15 de junho no RN) e Auro Ida (22 de julho em MT).

Concurso para jornalista
A Empresa Brasil de Comunicação encerra às 23 horas e 59 minutos do dia 7 de agosto de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF, as inscrições para o concurso público para provimento de 119 vagas e formação de cadastro de reserva para jornalistas (graduados em jornalismo). São 86 vagas para jornalismo, 26 para reportagem cinematográfica e 7 para reportagem fotográfica. O salário inicial será de R$ 2.843,00. As inscrições somente podem ser feitas via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/ebc_jornalista2011. A taxa de inscrição é de R$ 62,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 17 de agosto de 2011. As provas objetivas, a prova prática profissional, a prova prática, a avaliação de títulos e a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência serão realizadas nas seguintes capitais: Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Manaus/AM e São Luís/MA. As provas objetivas estão previstas para o dia 25 de setembro.

Mapeamento de Stakeholders
O que é stakeholder e sua importância nos projetos comunicacionais, além dos principais conceitos sobre esse tipo de público, como exerce sua influência e quais as formas adequadas de comunicação para cada stakeholder, são assuntos que serão abordados em mais um curso ofertado pela Escola de Comunicação Comunique-se: Mapeamento de Stakeholders. Atualmente, os processos de relacionamento e de planejamento estão baseados nesse mapeamento. O curso, que é online e será ministrado por Neuza Serra, jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, acontece no próximo dia 11. O investimento é de 90 reais. Outras informações:  www.escoladecomunicacao.com.br, cursos@comunique-se.com.br ou (11) 3897-0855.

Videoarte
Este mês acontece mais uma Aldeia Sesc Guerreiro das Alagoas, que contará com diversas atividades propostas pelas cinco linguagens que compõem a coordenação artístico-cultural da instituição. O CDRA (Centro de Difusão e Realizações Audiovisuais) por sua vez, ofertará o mini-curso "Videoarte: Experiências com o Real". A ação acontece de 22 a 26, de 14h às 18h, na Secult. A atividade será ministrada pelo artista Arthur Tuoto. Inscrições gratuitas até amanhã, 05, no Sesc Centro. Informações: 3326-3133.

3ª Copa Futebol Arte 
A agência de publicidade Artecetera Comunicação Integrada realiza nos dias 20 de agosto e 03 de setembro a 3ª Copa Futebol Arte 2011. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da agência. O campeonato leva aos gramados clientes, fornecedores e funcionários de veículos de comunicação do estado. A competição será realizada no campo da Academia Ação Livre, no Stella Maris. Todas as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, mediante regulamento solicitado pelo e-mail copafutebol@artecetera.com.br. Para se inscrever, a empresa deve confirmar os nomes dos atletas e doar 10 latas de leite que serão entregues a uma instituição de caridade. O evento conta com o apoio da Academia Maxform, Plus Agência Digital, Promma Marketing Promocional e Jornal Gazeta de Alagoas. Participe!


terça-feira, 26 de julho de 2011

Curso para jornalistas vai preparar profissionais para a cobertura de gênero, raça e etnia



Inscrições são gratuitas e começam no dia 20/7. Curso vai acontecer em oito cidades: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

De 20 de julho a 3 de agosto, profissionais e estudantes de Jornalismo podem se inscrever no Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM. O curso é gratuito, tem certificação da FENAJ e da ONU Mulheres e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Segundo a coordenação do curso, profissionais e estudantes de regiões metropolitanas, do interior e de regiões próximas aos oito estados podem fazer a inscrição diretamente no sindicato local de jornalistas ou solicitar informação por e-mail. Cada localidade terá o total de 50 vagas a serem preenchidas por jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos de veículos impresso, on-line e eletrônicos e estudantes de Jornalismo a partir do 6º período.


O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas será realizado no período de 8 de agosto a 1º de setembro de 2011, tendo carga horária de 8 horas/aula, das 18h às 22h. O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes. O curso tem como objetivo preparar jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo para a cobertura de pautas relacionadas a gênero, raça e etnia.



Datas, locais e contatos:


8 e 9/8/11 – Manaus/AM: sindicato@jornalistasam.com.br


10 e 11/8/11 - Belém/PA: sinjor@jornalistasdopara.com.br


15 e 16/8/11 - Fortaleza/CE: sindjorce@sindjorce.org.br


17 e 18/8/11 - Recife/PE: jornalistas-pe@ig.com.br


22 e 23/8/11 - Maceió/AL: sindjornal@uol.com.br


24 e 25/8/11 - Rio de Janeiro/RJ: sindicato-rio@jornalistas.org.br


29 e 30/8/11 - São Paulo/SP: jornalista@sjsp.org.br


31/8 e 1/9/11 - Porto Alegre/RS: sindjors@jornalistasrs.org


A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a FENAJ e a ONU Mulheres, celebrada no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil e no mundo à luz da liberdade de imprensa. Conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.




Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas


Inscrições: 20/7 a 3/8/2011.

Investimento: gratuito, com certificado de 8h/aula emitido pela FENAJ e ONU Mulheres.

Período do curso: 8/8 a 1/9/2011.


Informações:

generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com
grejornalistas@gmail.com


Participe das redes sociais do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas: twitter.com/grejornalistas e facebook.com/grejornalistas


Retirado de http://www.sindjornal.org.br/v2/?pid=10&id=397

Assessoria&Comunicação

Coluna CEJAC



Quinta-feira: 21/07/2011



Curso para jornalistas

De 20 de julho a 3 de agosto, profissionais e estudantes de Jornalismo podem se inscrever no Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM. O curso é gratuito, tem certificação da FENAJ e da ONU Mulheres e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em Maceió, o curso será oferecido nos dias 22 e 23 de agosto e as inscrições estão sendo feitas na sede do Sindicato dos Jornalistas profissionais de Alagoas – Sindjornal. São apenas 50 vagas, os interessados devem se apressar!

Jornalismo&agronegócio

A Massey Ferguson estendeu o prazo para inscrições no Prêmio de Jornalismo da marca para 29 de julho. Os jornalistas interessados podem enviar seus trabalhos por e-mail ou pelo correio. A edição 2011 do prêmio distribuirá R$ 52 mil entre os vencedores. O prêmio tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho dos jornalistas do Brasil que difundem, através da mídia, os temas relativos ao agronegócio brasileiro, observando aspectos relacionados à produção, desenvolvimento e tecnologia, questões que interferem direta ou indiretamente no desenvolvimento econômico. A premiação é dividida em cinco categorias (televisão, internet, jornal, revista e fotografia). No ano do cinquentenário da marca, são duas novas categorias com matérias que contemplem o futuro do agronegócio. Nesta categoria, podem ser inscritas reportagens produzidas por profissionais em veículos de imprensa e também, concorrendo a outro prêmio, estudantes de jornalismo com trabalhos feitos para uma disciplina ou jornal-laboratório impresso, revista, internet ou TV.

Concurso para jornalistas

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) abriu novo edital para 119 vagas de Jornalista de Empresa de Comunicação Pública divido em Jornalismo, Reportagem Cinematográfica e Fotográfica. Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas (conhecimentos básicos e específicos), prática profissional (redação - Jornalismo), (reportagem para TV - Reportagem Cinematográfica), (roteiro, produção e edição de imagens fotográficas - Reportagem Fotográfica) e análise de títulos nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Manaus (AM) e São Luís (MA). O salário inicial é R$2.843,00, por 30 horas semanais. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e divulgado no endereço eletrônico da organizadora, na data provável de 27 de outubro de 2011. As inscrições vão até o dia 07 de agosto pelo endereço eletrônico (www.cespe.unb.br/concursos/ebc_jornalista2011. A prova será aplicada no dia 25 de setembro.

Exposição

As salas de exposição temporária do Museu Thé Brandão (Av. da Paz) estão abrigando a exposição ‘Cores e Misturas’, do forrozeiro e artista plástico Vicente Ferreira de Lima, mas conhecido como mestre Vicentinho. São 37 telas que retratam a vida no campo e na cidade. Visitação até 27 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 14h às 17h. A entrada é franca.

Curso online

Quais as últimas tendências da web 2.0? Como as redes se comportam? Como planejar as suas ações? Como monitorar os resultados? Essas e outras perguntas serão respondidas no curso “Relacionamento e Ações nas Redes Sociais”, oferecido na modalidade à distância pela Escola de Comunicação na próxima segunda-feira (25) das 19h30 às 22h30. O investimento é de R$ 90,00. Informações e inscrições no endereço eletrônico: http://www.escoladecomunicacao.com.br

Teatro

Dando continuidade ao projeto Quinta no Arena dedicado à produção teatral alagoana, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) traz ao palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso hoje e na próxima quintas-feira (21 e 28 de julho) o espetáculo "Graças" baseado na obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. As apresentações terão início às 19h e os ingressos estão à venda com o grupo e na bilheteria do Teatro Deodoro ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Cursos de música

Estão abertas as inscrições para os cursos de música do Sesc Alagoas. São duas modalidades de curso: formação iniciante e prática de conjunto. Dentro dessas categorias serão abertos cursos de violão popular, violão erudito, piano e canto. Os interessados devem ler o edital e preencher o formulário online. Ambos estão disponíveis em www.sescalagoas.com.br/curso_musica até o dia 29 de julho.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Assessoria&Comunicação

NOTAS CEJAC

Quinta-feira: 14.07.2011

Redes sociais 1
Além de todas as nossas preocupações profissionais cotidianas, precisamos tomar cuidado com o que postamos em nossos perfis nas redes sociais. Segundo o Blog Jornalismo nas Américas, jornalistas em todo o planeta estão tendo problemas por compartilhar opiniões na internet. Gigantes da mídia como a BBC, a Reuters e a Associated Press (AP) estão criando formas de limitar ou proibir o uso das redes sociais por seus funcionários. As consequências de comentários considerados inapropriados vão da advertência à demissão. A veterana editora da CNN Octavia Nasr foi demitida há um ano depois fazer um comentário no Twitter. Há pouco tempo tivemos nosso exemplo local sobre as consequências de uma “twittada”. #Liberdade de expressão nas redes sociais.

Redes sociais 2
E falando em redes sociais, o Comunique-se está oferecendo um curso on line sobre a comunicação no Facebook. O que ele oferece em relação a outros sites de relacionamento? Por que vem se destacando em comparação com outras redes sociais? O curso responde a estas questões e aponta formas de aproveitar as características oferecidas pelo Facebook para divulgar marcas, estreitar contatos e promover discussões, entre outras possibilidades. Dia 22 das 19h as 22h. Inscrições em www.escoladecomunicacao.com.br

Comunicação Empresarial
O Senac-Poço está inscrevendo profissionais de comunicação e de segmentos relacionados para o curso Comunicação Empresarial. A turma 1 tem início previsto para o dia 18, das 18h às 22h (segunda, quarta e sexta). O investimento é de R$60,00 e pode ser dividido no cartão de crédito. Informações no sítio do Senac: www.al.senac.br.

Oficina Web
Quais as últimas tendências da web 2.0? Como as redes se comportam? Como planejar as suas ações? Como monitorar os resultados? Essas e outras perguntas serão respondidas no curso “Relacionamento e Ações nas Redes Sociais”. O curso é indicado para jornalistas, assessores de comunicação e interessado nas últimas novidades da web 2.0. A aula acontece no próximo dia 25, das 19h30 às 22h30, pelo horário de Brasília. O ministrante é o assessor de imprensa, blogueiro e autor de 20 livros, Rodrigo Capella. Mais informações e inscrições http://www.escoladecomunicacao.com.br/.

Curso de línguas
A Casa de Cultura Latino-Americana segue com inscrições até o dia 29 deste mês para os cursos de Espanhol, Italiano, Latim, Grego e preparatório para o DELE, para toda comunidade. Inscrições das 8h às 13h e das 14h às 19h, na secretaria Casa de Cultura, localizada no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú. Para participar basta ter idade mínima de 12 anos. O projeto desenvolvido pela Faculdade de Letras conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão. Vamos aproveitar!

Curso de Fotografia
Para os profissionais ou amadores apaixonados pelo fascinante mundo da fotografia chegou a oportunidade que estava faltando. No período de 1 a 21 de agosto a fotógrafa Dressa Mello, promove o Curso de Fotografia-Módulo I. O tema que será trabalhado é: "Fotografando Books". As inscrições podem ser feitas pelo email: contato@dressamello.com ou pelo telefone (82) 3327-9668. Aproveitem, as vagas são limitadas.

domingo, 10 de julho de 2011

Assessoria&Comunicação

NOTAS CEJAC

Quinta-feira: 07.07.2011



OAB apoia as PECs

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (04), seu apoio às Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que instituem a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Tal posição reforça o movimento pela votação das PECs que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado. Omar Coêlho, presidente da OAB/AL, já havia informado ao Sindjornal que os conselheiros federais Welton Roberto, Felipe Sarmento e Pedro Acioli, já haviam fechado questão em torno do tema e votariam pelo apoio da OAB às PECs. Mais uma importante entidade marcando posição. Muito bom!

Igualdade Racial

Acontece hoje, às 9h o ato interreligioso, no alto da Serra da Barriga/Parque Memorial Quilombo dos Palmares/AL em comemoração ao o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. O objetivo é prestar homenagem à luta e memória do indicado ao prêmio Nobel da Paz/2010, dramaturgo, poeta, e acima de tudo defensor ferrenho da igualdade racial e um dos maiores símbolos da luta contra o preconceito, Abdias Nascimento. O homenageado exerceu os cargos de deputado federal, senador da República. Várias personalidades alagoas e pernambucanas participam do encontro. Informações no e-mail: raizesdeafricas@gmail.com ou nos telefones: (82) 8827-3656/3231-4201.

Monitoramento de Mídias Sociais

Segundo o site Comunique-se, mais de 52% dos consumidores nas redes sociais interagem com marcas e 80% das pessoas confiam em recomendações de amigos. No curso de Monitoramento das Mídias Sociais, oferecido pelo portal no dia 14 de julho, serão estudadas, entre outros temas, a diferença de gerações em termos de comunicação: Boomers, Geração X e Geração Y e como a mídia social mudou o jeito em que fazermos negócio. Durante a oficina o aluno aprenderá a planejar, implementar, mensurar e propagar ações em redes sociais. Maiores informações no endereço eletrônico http://www.escoladecomunicacao.com.br.

Prêmio de Jornalismo

As inscrições do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, lançado em maio deste ano, pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, prosseguem abertas até o dia 19 de agosto. O lançamento marca 2011, como o Ano Internacional dos Afrodescendentes declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Fruto da iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), o prêmio estimulará anualmente a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. O lançamento contou com as presenças da jornalista Miriam Leitão e do professor Muniz Sodré que fizeram palestra sobre “A questão negra na mídia contemporânea”. Na ocasião, Abdias Nascimento, um dos principais ícones da luta contra o racismo, foi homenageado com uma placa com o seu registro profissional de jornalista, datado de 1947. Mais informações sobre o Prêmio: www.premioabdiasnascimento.org.br

Prêmio Lego

As inscrições para o Prêmio Lego de Literatura 2011 estão abertas e gratuitas até o dia 15 de agosto, com quatro categorias: conto, crônica, poesia e romance. Podem concorrer obras escritas em língua portuguesa por alagoanos ou radicados no Estado, desde que inéditas. Cada autor poderá inscrever, no máximo, uma obra por categoria. Para participar do prêmio, basta encaminhar três cópias impressas da obra, dados e documentos do autor para a Secretaria da Fale/Ufal. No caso de escritores menores de 18 anos, deverá ser apresentada autorização de participação no prêmio concedida pelos responsáveis legais. O prêmio tem como objetivo o fomento e a divulgação da produção literária alagoana, além de ser um incentivo à leitura de autores da terra. O edital está disponível no site da Edufal. Mais informações no telefone (82) 3214-1332.

Cursos de arte

O Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) está com as matrículas abertas para o preenchimento de 390 vagas nos cursos oferecidos pela escola no 2º semestre do ano. As vagas disponíveis são para os cursos de atabaque, pandeiro, artesanato criativo, sopro, teatro, teoria musical, dança afro, violino, artes plásticas e história da arte. Para se inscrever, os interessados deverão procurar a secretaria do Cenarte, na Rua Pedro Monteiro, no Centro de Maceió, com a cópia e original da carteira de identidade, do CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e uma fotografia 3x4.


Deixe seu comentário no blog da Adriana Cirqueira